Agricultura Urbana- Casos de Estudo [I]

Path to Freedom, Pasadena CA
 Esta é uma empresa familiar (4 adultos) localizada em Los Angeles, Califórnia que começou como uma produção em pequena escala de hortícolas para consumo próprio. Esta ideia evoluiu para um projecto de "auto-suficiência" (no maior grau possível) que inclui autonomia energética através de painéis PV e AQS, recolha de água da chuva para rega e de óleos alimentares para combustível do jipe de distribuição, processados num digestor próprio.
Com a evolução do conhecimento dos membros evoluiu para uma ocupação bastante eficiente do reduzido espaço (apenas 360m2!), transformando-se numa pequena empresa fornecedora de frescos.


A exploração comercial é caracterizada por:

- Produção de produtos de baixo custo de produção como germinados (rebentos para saladas); saladas, plântulas para transplante
- Produção de produtos exóticos ou de difícil de conservação como saladas asiáticas ou ervilhas frescas e também de espécies vegetais comestíveis locais (heirlooms)
-Produção de produtos caseiros de valor acrescentado como compotas, molhos e conservas
-Produção de Sementes de Agricultura Biológica para venda por correio

 










Osclientes são sobretudo:

-Contratos com restaurantes biológicos/health food/gourmet/catering locais
-Compradores por internet (sementes e conservas)
-A exploração envolve-se em acções não-lucrativas como educação alimentar e agrícola a crianças e apoio à escola do bairro
-Produzem também, para consumo próprio, fruta, mel e ovos

Para tornar tudo isto possível aplicam algumas tecnologias incontornáveis para agricultura urbana no seu clima seco, por exemplo:

-Recolha de água da chuva pelas coberturas, para rega e lavagem
-Usam "ollas", potes de barro enterrados que regam por capilaridade
-Usam rega conta-gotas ligada aos tanques de água da chuva
-"Square-foot gardening", uma forma de cultivar hortícolas em solos profundos e de composição
constantemente controlada, usando "camas elevadas"
-"Jardinagem vertical", criando armações metálicas que funcionam como suportes para trepadeiras (privilegiadas em relação ás formas arbustivas), sejam maracujás, kiwis, tomateiros, feijões, abóboras, melões, pepinos, etc. É uma forma eficiente de duplicação do espaço e regulação térmica do microclima do jardim.













O facto de esta exploração ser também a base de um fórum bastante popular e ser bastante divulgada nos media americanos torna-a num exemplo influente do que poderiam ser, numa escala menos ambiciosa, centenas de milhares de hectares em cidades por todo o mundo. Esta tipologia prova que é possível atingir atingir nichos comerciais para produção agrícola em grandes cidades e manter uma micro-exploração viável.

Todas as imagens são da Path to Freedom

0 comentários :: Agricultura Urbana- Casos de Estudo [I]

Enviar um comentário