Pragmatismo e Caricatura do Pragmatismo

À esquerda, Polyface Farm (@vaaerial) , à direita uma exploração intensiva de aves ( @sraproject).
À esquerda, pastagem rotativa da Polyface Farm que consiste num sistema em que um pasto de culturas perenes e anuais (com forrageiras e feno produzido à parte) em que se alternam aves e gado bovino. O gado recolhe as ervas altas e deposita o estrume, as galinhas seguem-no alguns dias depois, quando as larvas do estrume estão a surgir, e tratam do resto do pasto e das pestes do gado, finalmente seguidas pelos coelhos. Os animais são processados e vendidos na quinta e a esta importa uma pequena quantidade do combustível (tem um conjunto muito reduzido de máquinas com mais de 20 anos) e nenhum fertilizante, pesticidas, herbicidas ou tratamento sanitário (é multada frequentemente). É um esquema produtivo circular em que o solo é constantemente fornecido de húmus, para acompanhamento de aumentos de produção dos animais saudáveis, que têm os seus comportamentos naturais encorajados e omnipresentes.

À direita, uma exploração ultra-intensiva de gado bovino (apenas) que consiste em abrigos onde os animais são mantidos toda a vida num espaço equivalente ao seu volume sem nunca terem pastado ou visto a luz do sol. A "piscina" ao lado consiste num poço ao livre de vários metros de profundidade de excremento e que, apesar de uma espessa parede de betão, permite infiltrações no solo e aquíferos subterrâneos (não é possível beber água do poço em alguns condados do EUA). Este excremento é levado por camiões para uma incineradora. O gado é mantido em proximidade extrema entre indivíduos e resíduos e alimentado exclusivamente a milho, que não consegue digerir por não ter evoluído nesse sentido, assim, como resultado, tem que ser medicado constantemente (através da ração) para não sucumbir antes do momento do abate. O campo à volta é plantado com milho transgénico em vez de pasto, o que implica trabalhar o solo com sementes adquiridas e um conjunto grande de fertilizantes, herbicidas e pesticidas com maquinaria pesada.

Apenas um deles não recebe subsídios que constituem 60% da fonte de financiamento; não contribui para poluir aquíferos, solos e ar; é mais produtivo em produtos diversificados; não está dependente de grandes fornecimentos de combustível, químicos de síntese e farmacêuticos; gera 5 vezes mais empregos; ocupa menos solo (que melhora produtivamente) e é capaz de vender em grandes e pequenas quantidades. O outro é o que alimenta grande parte dos países industrializados.

2 comentários :: Pragmatismo e Caricatura do Pragmatismo

  1. ja tinha visto uma ideia parecida , mas unicamente com galinhas.
    Andavam num genero de atrelado virado ao contrario, o qual era deslocado de meio em meio dia pelo agricultor.:)

    Anónimo

    7.12.10

  2. Soa interessante, tem uma referência? Interessam-me bastante os chamados sistemas de criação intensiva com parqueamento, basicamente estábulos móveis sobre pasto.

    Conheço mais casos de pessoas que não seguem gado bovino com as aves mas que fazem em vez disso vermicompostagem como complemento alimentar.

    Cumprimentos!

Enviar um comentário