Apontadores [I]



Público:"Portugueses comem carne e pescado a mais e hortícolas e leguminosas a menos" 

Portugal é hoje um país que ingere quase o dobro das calorias recomendadas, adoptando a pirâmide alimentar invertida de outros países mais desenvolvidos que enche cada vez mais alas de Cardiologia pelo mundo fora. Boas notícias: sobe o consumo de aves e o azeite mantém-se como rei. Más notícias: O nosso hábito de comer peixe mergulhou, e alguém anda a fugir à sopa.

Guardian: "Dwindling biodiversity raises disease risk in humans, study finds"

Mais uma peça evidente na defesa dos serviços da biodiversidade, para além dos óbvios prestados à agricultura e possivelmente mais um passo para que se valorizem também o trabalho de pessoas que zelam pela sua manutenção. A Biodiversidade presta dois "serviços de saúde": um passivo, com o controlo de espécies que lhe é inerente e outro activo, uma vez que na sua variedade estão os segredos da medicina.

BBC: "Russia's Permafrost Not so Permanent Anymore"

Basicamente 60% da superfície do maior país do mundo é um sumidouro onde estão presos 80 biliões de toneladas de metano, o mais poderoso dos gases de estufa. Agora que descongela e se libertam todos os gases presos no solo vão-se formando lagos enormes todos os anos e as emissões aumentam exponencialmente. As opiniões dividem-se sobre se se está a assistir ao nascimento da maior superfície de cultivo de cereais do mundo ou ao mega-evento geológico que vai definitivamente causar uma espiral de colapso climático para além da nossa capacidade de adaptação.

SEWA: "A movement to transform women’s lives in India and beyond"

 

Numa formação de Educadores Ambientais falava-se de desenvolvimento, agricultura e sobre-população e disse na altura que a medida com maior peso individual para abordar todos estes problemas é melhorar o acesso das mulheres destes países ao emprego, sistema político e educação e também à posse de terra porque não é possível ter planeamento familiar e prosperidade quando 50% da população está impedida de participar. Toda a sala, sem excepção, estourou de riso, perante a minha estupefacção completa, que se prolonga até hoje, excepto quando leio estes relatórios que confirmam o que me parece óbvio.

Grist: "Today’s DIY women: Post-‘domestic’?

As mulheres mais "autónomas" e "independentes" de hoje são aquelas que mais objectos e tarefas domésticas conseguem fazer, muitas delas são coisas que nem as avós alguma vez aprenderam. Conhecendo a onda "neo-rural" que atravessa os EUA devo dizer que os blogues mais interessantes, as quintas mais inovadoras, os talentos mais impressionantes são quase sempre de mulheres, mas de longe. Cara Simone de Beauvoir: estas mulheres fazem posts sobre Asimov e depois vão ajudar a parir um carneiro.

0 comentários :: Apontadores [I]

Enviar um comentário