Apontadores [III]: Ó que linda rama!


Quinta das Mogas: Os Podadores de Oliveiras
 Um curto texto sobre uma experiência pessoal na poda de oliveira, com um curioso artigo de memorabilia: sabia que existia um cartão de podador mas não fazia ideia que havia um específico para os que fazem a toilette ás Oliveiras!


Xuxudidi: O Azeite
 Um relato agridoce com o custo do sucesso da primeira colheita própria de azeite. Mas não vale o azeite produzido tradicionalmente mais do que o do supermercado? E não adquire um valor inestimável se sair da nossa terra, através das nossas mãos? Mesmo que tivesse custado 12€/l (preço comercial do litro do tipo "tradicional") invejava a experiência. Fotografia fantástica, como é habitual.


Quinta das Abelhas: A Day at the Olive Mill
Mais um blogger/agricultor em Portugal com a sua experiência de produção própria de azeite, que traz a experiência da espera junto à prensa mais uns desabafos sobre as percentagens de pagamento do lagar ("maquia").


Fruto da Notícia: Recordar outros tempos
Uma detalhada e interessante descrição do processo de produção tradicional de azeite, que não estará hoje assim tão diferente. O meio de processamento é um dos benefícios esquecidos deste óleo- gasta muito pouca energia, os desperdícios (bagaço) são uma boa biomassa/composto, não tem um processo de refinação química, etc. Não sabia que os pobres tinham direito à azeitona que estava caída, podendo respigar.


Jornal de Negócios: Corrida ao Ouro Verde
Uma extensa série de artigos de homenagem ao azeite enquanto símbolo cultural e também como investimento, ainda estou a ler mas já me apercebi de muita informação interessante: não sabia que o melhor azeite é o que está em cima num recipiente ou que a Espanha produz mais de 40% de todo o azeite do mundo, por exemplo.

Público: Grupo de Trabalho queixa-se de falta de dados mas olival intensivo pode não ser prejudicial
  O estudo parece ser inconclusivo mas tende a favor do olival super-intensivo e tradicional sobre o intensivo. A questão do impacto ambiental do azeite é um tema que ainda ando a ler mas não me parece que exista grande comparação possível face a alternativas, em todos os aspectos

0 comentários :: Apontadores [III]: Ó que linda rama!

Enviar um comentário