Hecatombe de Fertilidade

Waterloo: macabra e insuspeita fonte de adubo, aqui mostrado em manobras de pré-compostagem





























 Um dos aspectos que são mais misteriosos e interessantes para mim em relação à Agricultura são as formas de renovação da fertilidade com o mínimo de inputs. Sabendo que o objectivo é extrairmos os nutrientes de que precisamos sob a forma de alimentos de origem animal e vegetal que conseguimos comer, como podemos compensar aquilo que se "perde" para nos manter vivos dependendo apenas de processos naturais de renovação de fertilidade?

Mesmo devolvendo aquilo que pudermos dos nossos desperdícios temos sempre que fazer alguma operação de concentração. Primeiro usou-se o sistema das abatidas-queimadas (ainda existe em muitos países), com pousios que chegavam a décadas, depois de muitas outras soluções (que merecem um texto dedicado) evoluiu-se para a situação actual, em que se depende da indústria extractiva para nos atolarmos em nutrientes de forma ineficiente. Algures pelo meio ficou a dependência dos estrumes verdes e castanhos em que por exemplo se pastava no monte para recolher o estrume no estábulo à tarde e noite ou em que se recolhiam folhas caídas nos bosques das imediações, tudo para "importar" esta produção vegetal não comestível para áreas muito mais concentradas nos campos de cultivo da forma menos laboriosa possível mas dependente da atenção humana directa.
Com a procura de meios fáceis de obter fertilidade conta-se que o campo de batalha de Waterloo foi durante anos escavado por agricultores da zona em busca de ossos para moer e aplicar nas culturas!

Queria chegar ao seguinte: é monumental a quantidade de fertilidade que se inutiliza para sempre em aterros contaminados todos os dias, em todo o lado (mais de 40% dos resíduos são compostáveis!). Este potencial orgânico foi importado de minas e fábricas para os alimentos cujos resíduos depois deitamos fora mas que contêm ainda quantidades apreciáveis de matéria-prima valiosa (composto vende-se a 1€/l).
Basicamente, tenho que arranjar um vermicompostor adaptável a um apartamento para deixar a compra bienal de estrume para o talhão.

0 comentários :: Hecatombe de Fertilidade

Enviar um comentário