Elogio da Flora [I] :a Batata

As batatas são uma boa fonte de hidratos de carbono e de proteína, que conseguem proporcionar em grandes quantidades (comparáveis ás leguminosas e aos cereais), numa densidade maior do que qualquer outra cultura própria de climas temperados, tendo também excelentes níveis de vitamina C e quantidades significativas de Cálcio e outros minerais.

Dentro das culturas essenciais são as mais fáceis de cultivar, não requerendo solos muito leves, grandes operações de mobilização ou equipamento, ou mesmo sequer um solo "colonizado" há muito tempo, conseguindo competir com ervas daninhas ou prosperar em solos ácidos (mais comuns em Portugal).

Crescem em locais demasiado frios ou húmidos para cereais e são mais resistentes a mudanças bruscas de clima, gostando bastante de altitude (de onde são originárias e onde são propagadas).
Enquanto que muitas leguminosas e cereais requerem algum processamento antes do consumo qualquer pessoa que saiba acender um fogo e tenha um tacho com água está habilitada a preparar batatas, que têm de resto uma enorme versatilidade culinária.

0 comentários :: Elogio da Flora [I] :a Batata

Enviar um comentário