"A gente só se lembra de Santa Bárbara, quando ronca a trovoada"





























As trovoadas despertam algum receio primário em todos os animais que vivem acima da superfície da água, mesmo os humanos, que criam padroeiras para a sua protecção.
Mas considerando o papel que desempenham os relâmpagos na fertilização do solo, os agricultores se calhar deveriam optar pelo paganismo e venerar Zeus ou Thor, por um motivo que desconhecia até há pouco.

Um dos nutrientes essenciais para o crescimento das plantas é o Nitrogénio, que é o principal constituinte gasoso da nossa atmosfera mas que para ser absorvido pelas plantas e fixado no solo tem que sofrer um processo de conversão.
Pois os relâmpagos conseguem esta transformação instantaneamente, fornecendo nitratos prontos a usar ao solo a cada descarga.

Cada tempestade fornece somente alguns escassos quilos de fertilizante ao solo por hectare e por ano mas este é um processo cumulativo que decorre há muitas centenas de milhares de anos, tendo provavelmente sido a principal fonte de nitrogénio numa fase inicial, até algumas plantas desenvolverem uma relação simbiótica com microorganismos nas suas raízes que absorvem o nitrogénio atmosférico.

Aquilo que parece uma agressão vinda de cima é na verdade uma generosa oferta de vida aos solos.

3 comentários :: "A gente só se lembra de Santa Bárbara, quando ronca a trovoada"

  1. Foi muito bom saber que a fama de Santa Bárbara saiu de nossas raízes portuguesas,aqui no Brasil a gente nem sempre tem registro de tais referências :)
    Concordo totalmente com você: é de Thor que me lembro quando chove e os raios riscam o céu, até por que para os vikings ele é o padroeiro da Agricultura ( o que eles sabiam que nós esquecemos?).
    Abraços,
    Rose Nunes

    Anónimo

    11.5.11

  2. Olá Rose, podemos fazer batota e apelar a Santa Bárbara para que nos proteja quando estamos no campo e a Thor quando vemos confortavelmente os relâmpagos pela janela :D

  3. A todos que morreram por relãmpagos também foram,fortalecidos pelo Nitrogénio.Muitos parabéns.

Enviar um comentário