Little Boxes

@Aldoar, Porto (antes da urbanização) Um Pé no Porto e outro no Pedal


Inspirado por este post, inspirado por sua vez por este álbum, ou esta música, inspirado pelo tema do post. Ufa!

Ainda sobre o campo e a cidade e a perda da periferia fértil: acontece que 25 anos e um boom de construção depois as duas coisas são praticamente só uma , com os subúrbios a espalharem-se como um fluido pelos vales agrícolas perto das cidades e vilas, convertidas em áreas metropolitanas de povoamento contínuo.
Hoje não existem nem muitas cidades com a coesão que se atribuía antes ao termo e os solos agrícolas não têm maior inimigo que a tentação de dispôr sobre eles vastas e perdulárias redes de infraestruturas.

Restaram-nos os locais como aquele onde cresci e que são o pior de dois mundos: sem serviços e vida social de uma cidade, e sem o estilo de vida ao ar livre e diverso do campo, preso ao carro ou preso a casa.
Fica-se a querer ter tido a experiência de viver num lugar para se invejar o outro, o que é mais fácil de resolver do que a pretensão de ter os dois, que tenho agora!

2 comentários :: Little Boxes

  1. Obrigado pela referência ao 1PNP. Aproveitei as tuas palavras e escrevi algo mais: http://1penoporto.wordpress.com/2011/05/26/the-suburbs-outra-vez/#comments

    Um abraço!

  2. Saudades... Embora a foto seja de 75, até há bem pouco assim se mantinha.

    Anónimo

    26.5.11

Enviar um comentário