Crianças, Natureza e Fins-de-Semana

Na sequência do apelo anterior ao pasto extensivo dos "piquenos", perguntam os pais exaustos: "Mas levá-los onde ao fim-de-semana?". Julgo que no Noroeste a dificuldade está na escolha (e de certeza que é igual no resto do país), com a quantidade de lugares bestiais que tenho vindo a acumular na procura do meu Walden.

Eis alguns programas para o Norte, todos tão interessantes quanto "low-cost", e nesta fase tão facilmente poderia sugerir estes três como mais 30:

Um Bocage em Salreu
 - Passeio na Ria de Aveiro. Pode ser feito a pé mas é absolutamente fácil para uma criança fazer um dos percursos marcados de 10-15 km (rigorosamente planos) de bicicleta. A quantidade enorme de bicharada que se pode ver nos campos é garantia de muitas paragens interessantes. Como o acesso em Salreu fica mesmo em frente à estação de comboio do mesmo nome e como se podem levar bicicletas gratuitamente dentro das composições desde S. Bento não há desculpa nenhuma para não experimentar.
Existem espaços para fazer um piquenique.

Foz do Minho, aquela esquina arborizada é o Camarido, a "ponta" noroeste de Portugal



- Praias, praias e mais praias. Diz-se que o Nortenho se distingue bem nas praias do Sul porque é o único que leva sempre pára-vento mas o Bóreas não traz só desvantagens- torna muitas vezes mais ameno um passeio de bicicleta, que pode começar nas praias de Gaia ou de Caminha (servidas pelo comboio) ou servir de pretexto para ir a Vila do Conde (com metro) ou ao Parque Natural Litoral Norte em Esposende. As voltas normalmente terminam no mar ou na areia de papo para o ar e livro em cima da cara .

Vale do Rio Homem e Mata da Albergaria, vistos da Geira Romana


- Gerês. Se calhar não precisava de dizer mais nada mas há um bom motivo para justificar a fama, que é fácil de constatar ao deixar o carro (ou sair do autocarro da Empresa Hoteleira do Gerês, a partir de Braga) em Campo do Gerês(ou na Vila) e ir até à Portela do Homem através da Mata da Albergaria, algo que se faz de bicicleta ou a pé com paragem nas margens do Rio Homem (provavelmente o nome mais literário de sempre).

Passeios anti-crise e que deveriam fazer parte da rotina de muito mais gente, sem desculpas nesta altura.

0 comentários :: Crianças, Natureza e Fins-de-Semana

Enviar um comentário