As mãos tornadas visíveis

Todos os objectos têm uma vida secreta por causa da distância que existe hoje entre a sua produção e o seu uso ou consumo final, mas se no caso da produção industrial convencional os bastidores impressionam pela sua escala e complexidade logística no caso da produção manual somos surpreendidos pelo esforço, tempo e grau de conhecimento acumulado que lhe são intrínsecos.
É por isso que não conhecer o processo e os seus protagonistas no caso do trabalho manual é não conhecer totalmente o objecto e fatalmente não lhe atribuir o valor que tem, que merece reconhecimento.

No meio de tantas iniciativas, seminários, projectos, acordos de cooperação e afins para dinamizar as "indústrias criativas" e o "design nacional" surge sempre a frustração por não se verem os resultados concretos de tudo isto e a materialização destes esforços mais ou menos consequentes.

Felizmente existem as excepções que mostram os ciclos que ligam a produção das matérias-primas da paisagem até à produção manual de objectos, objectivo do projecto Saber Fazer, e que levam esse trabalho de registo a um trabalho que tem repercussões, como por exemplo tornar estas técnicas e materiais relevantes na produção de objectos de hoje em vez da habitual perspectiva estática e museificante que impede a renovação e perpetuação deste conhecimento.
Nestas imagens e no restante registo associado fica visível o trabalho de tantas mãos e todo o enorme potencial que contêm.

Saber Fazer
NoussNouss






2 comentários :: As mãos tornadas visíveis

  1. descobri hoje este blog. são fantásticas as fotografias sobre o processo do linho. São tuas? parabéns.

    Anónimo

    16.7.12

  2. Olá, agradeço os parabéns mas estas fotos são do blogue Saber Fazer e da sua talentosa autora. Tive o privilégio de participar neste ritual, mas com as mãos na terra, não na máquina.

    Aqui pode encontrar mais informação que de certeza lhe interessará:
    http://www.saberfazer.org/

    Abraço

    Nuno

Enviar um comentário