Apontadores [XXI]: Autóctone



Alguns apontadores sobre produtos, raças de animais e variedades de plantas de Portugal

Mapa dos DOP/IGP
Uma lista completa de todos os produtos alimentares com origem e/ou método de fabrico protegido. Não é só o que podíamos exportar e consumir mais, é um património. Aqui em lista por extenso, e aqui só as frutas.

Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais
O programa de apoio à complentariedade de actividade agrícola com actividades artesanais da DGADR. Boas intenções mas os moldes são ainda tímidos para o potencial que por enquanto ainda vai existindo.

Ruralbit - Fotografias de Raças Autóctones
Uma base de dados informal mas com todas as raças e com alguma informação básica sobre cada uma. Cada raça tem uma associação própria que em parceria com o Governo ajuda a definir os padrões.

Federação Nacional das Raças Autóctones
Uma lista de todas as associações encarregadas de proteger o património genético e que prestam alguns serviços de consultoria e contactos de criadores para os interessados

Apoios complementares aos criadores de raças autóctones
Nas raças elegíveis não faz qualquer sentido que esteja destacada a raça bravia (usada nas touradas) e depois não apareçam raças que estão associadas a produtos IGP como a Cachena. Um absurdo.

Flora de Portugal
O portal Flora-on é um tesouro de referência rápida, fico sempre impressionado com as variedades silvestres que não imaginava que existiam

Plantas Invasoras de Portugal
O reverso também é importante conhecer, como esta lista das plantas invasoras no país, com uma descrição  sintética. Também não imaginava que algumas destas fossem invasoras.

Banco Português de Germoplasma
Um património vivo único no mundo que é mantido em Braga tem uma história de luta contra a extinção que dava um filme. O maior banco de germoplasma da Península e contribuidor para os congéneres mundiais merecia mais do que nunca o mesmo reconhecimento e cuidado que se dá às reservas de ouro em Lisboa.

Mapa Etno-Musical de Portugal
Muito interessante este mapa interactivo, que inclui alguma da música tradicional da lavoura (com recolhas de M. Giacometti). Por bairrismo e não só gosto da muralha sonora do Canto Polifónico Minhoto, alguém ponha estas mulheres a desafiar os homens da variante Alentejana.

3 comentários :: Apontadores [XXI]: Autóctone

  1. Tudo links super interessantes. Obrigada!

  2. De nada, obrigado eu!

  3. Boa tarde, Nuno.

    O meu nome é Rita Tomás, trabalho na Comunicação do Teatro Maria Matos e escrevo-vos a propósito de um ciclo de palestras que temos vindo a dedicar ao tema Transição. Este ciclo, iniciado em abril passado, conta ainda com três conferências futuras com Paulo Magalhães (da Quercus), Tim Jackson (autor que vem apresentar a versão portuguesa de “Prosperity without Growth” pela Tinta-da-china) e Viriato Soromenho-Marques.

    Uma vez que o vosso blogue aborda algumas questões consonantes com o tema da Transição, pensei que talvez vos pudesse interessar saber mais sobre essas conferências. Caso sim, e no sentido de promover as últimas duas conferências, queria sugerir-vos enviar-vos informação sobre cada umas das conferências e convidar-vos a assistirem. A próxima acontece no dia 5 de junho e trata-se de uma conferência dedicada ao projecto que Paulo Magalhães tem vindo a desenvolver na Quercus intitulado Condomínio na Terra.

    O programa completo encontra-se disponível aqui: http://issuu.com/teatromariamatos/docs/transicao_conferencias
    www.teatromariamatos.pt

    E para mais informações, o meu e-mail é:
    ritatomas [at] egeac.pt


    Obrigada.

Enviar um comentário