Waldenomania [XI] : Ficção científica, ficção bucólica


Alguns filmes de ficção científica, como o Minority Report (acima, onde a Samantha Morton parece estar a dar o dedo ao futuro com a sua leitura analógica) partem sempre de uma esmagadora distopia urbana ultra tecnológica onde invarivelmente se desencadeiam os conflitos morais necessários ao enredo, para irem terminar numa fantasia de fuga invariavelmente caracterizada por um isolamento num ambiente "natural" ou agrícola.

Esta é uma fantasia literalmente no caso do Brazil (acima) ou (talvez?) do Blade Runner (abaixo, versão do Director's Cut) em que uma ruralidade redentora aguarda os protagonistas no termo das suas provas, para um resto de vida descontaminante. No Brazil é uma bela mentira para reforçar o destino inexorável e tragicómico que é o tom do filme. No último caso esta dicotomia moral demasiado evidente e redutora talvez esteja na base da decisão de remover este final tentador.






0 comentários :: Waldenomania [XI] : Ficção científica, ficção bucólica

Enviar um comentário