Apontadores [XIII] : Produzir, vender e comprar com ética



Produtores agrícolas acusam grande distribuição
Distribuidores de fruta ficam com uma margem de lucro de 50% a 200. Há que saber vender e escoar os produtos de outra forma, e ganhar mais poder negocial. A grande distribuição oferece concentração de escolha e conveniência de acesso. Produtores unidos podem oferecer o mesmo, nos seus termos.

Continente e Pingo Doce entre os dez maiores importadores
Números para as compras nacionais são exagerados, uma vez que a experiência diz que a fruta e legumes portugueses estão em média abaixo dos 50%, a origem das marcas brancas não aparece na embalagem e contabilizam os processados em Portugal como "produção 100% nacional".

Empresário rompeu com os hipermercados e não se está a dar mal
Um pequeno produtor abandonou distribuidores e armazenistas e vende fruta pela internet, o sucesso da comercialização directa em pequena escala tem o potencial de mudar todas as regras do mercado actual.

Produtores de Mora vendem mais barato em mercado livre de intermediários
Os mercados municipais são a base fundamental para apoio aos micro-produtores e o meio de acesso ao comércio local e de proximidade. Mas são um modelo que tem que ser capaz de se reformular.

Preço do melão triplica entre o produtor e os hipermercados 
As importações de países que fornecem mais barato (por vários motivos) é usada como arma para atirar compra aos produtores nacionais para valores próximos do custo de produção mas produtores precisam de se unir para ganhar peso negocial e autonomia.

Como a grande distribuição pressiona os seus fornecedores
Um rol das principais estratégias de que grandes distribuidores utilizam na negociação de preços e contratos com os produtores.

1 comentários :: Apontadores [XIII] : Produzir, vender e comprar com ética

  1. Estava a visitar este blog (http://milkwood.net/2011/08/31/joel-salatin-workshop-notes) e encontrei a referência a este documentário, Fresh (http://www.freshthemovie.com/).

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