Apontadores [VI] : Paisagens

Rewilding Europe
Este é um projecto europeu com sede na Holanda que tem como objectivo promover a implementação de áreas de vida selvagem sob o conceito de "wilderness", o que pode implicar uma gestão gradual do abandono agrícola no sentido de recuperação da paisagem "selvagem".
Isto significa necessariamente que valores paisagísticos e de biodiversidade associados à actividade agrícola e florestal são substituídos por outros em lugar de existir uma degradação em que nenhum destes sistemas exista, que é a parte polémica do projecto.
Uma das 5 áreas-piloto é a zona transfronteiriça que engloba também o Parque Natural do Douro Internacional.

Associação criou no Vale do Côa a primeira área protegida privada do paísEsta notícia já vem com atraso mas a ATN (ver barra lateral) é mesmo a pioneira numa forma de actuação que parte de cidadãos para a protecção do território, bastante comum por outros locais. Também bastantes actividades interessantes, de passeios a interacção com fauna agrícola e selvagem até contribuições directas dos associados para a actividade da associação.  LPN também gere uma zona protegida em Castro Verde.


Floresta do Minho
Mais uma nova ONG do ambiente dedicada à floresta (temos também o Plantar Portugal e o Criar Bosques, ambos bastante recentes).  Pretende constituir um viveiro próprio e intervir mais com base de voluntariado e cooperação com autarquias. Seria interessante se cada câmara tivesse uma iniciativa anual de voluntariado coordenada por estas ONGs para limpeza, controle de combustível e invasivas e plantação durante o ano, acompanhada de campanhas de sensibilização.


Conservação de Habitats Prioritários nas Montanhas do Norte de Portugal
Este é mais um projecto LIFE desta vez da Quercus, que vai intervir em áreas de Rede Natura do Norte de Portugal, nomeadamente Serra de Arga (região biogeográfica Atlântica), Serra de Montemuro e Alvão-Marão (região biogeográfica Mediterrânica). Por enquanto está na fase de levantamento.


Propriedade agrícola reconhecida pela diversidade de aves
A SPEA reconheceu a Quinta de Zom, em Freixo de Espada à Cinta, pela sua extraordinária diversidade de aves. Esta propriedade de 90ha, localizada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, possui mais de 60 espécies de aves, que dependem dos habitats naturais da quinta e de uma gestão agrícola favorável.

Paredes de Coura planta 5000 árvores e Ponte de Lima compensa produtores em área protegida
Duas das minhas Paisagens Protegidas favoritas (e quase vizinhas) são alvo de duas iniciativas diferentes por parte das respectivas Câmara Municipais: Corno de Bico reforça a sua floresta autóctone e as Lagoas de Bertiandos vão passar a beneficiar os produtores da zona que apostem em produção que apoie a bio-diversidade.

0 comentários :: Apontadores [VI] : Paisagens

Enviar um comentário